domingo, 15 de maio de 2011

Processo seletivo - Escolhendo um candidato ao PetVet

Neste mês ocorrerá o processo seletivo do PetVet, assunto que sempre rende boas horas de discussões.

Como ocorre em todos os anos, em julho, alunos do 5º ano de Medicina Veterinária saem para estágio obrigatório de conclusão de curso. Desta forma realizamos no primeiro semestre do ano nosso processo seletivo, no qual são avaliados e aprovados alunos do 3º período do curso.

O processo conta com pouca participação dos membros do grupo, já que muitos possuem amizades com alunos de anos anteriores, o que poderia afetar diretamente nosso julgamento. Então, nossa avalição é composta por uma banca julgadora, composta por docentes, petianos egressos e uma psicóloga.

A seleção é constituída por uma etapa inicial, onde realizamos uma avaliação do currículo, do histórico escolar e de uma carta de apresentação elaborada pelo interessado na vaga. Nesta carta o aluno deve colocar porque escolheu o curso, as áreas nas quais têm interesse, o que espera de sua futura vida profissional e, principalmente, porque quer entrar no grupo e o que espera deste.  Esses documentos devem ser entregues durante a inscrição no processo seletivo.

A segunda etapa é constituída pelo processo em si e conta com duas atividades de dinâmica (individual e em grupo), uma redação e uma entrevista.

Aos que irão prestar o nosso processo seletivo, aí vão algumas dicas do nosso blog:

  •         Procurem saber sobre o grupo PetVet, o que somos, que atividades desenvolvemos, quais são nossos objetivos e nossos ideais;
  •          Informem-se dos principais acontecimentos e problemas que estão ocorrendo em nosso câmpus, em nosso curso e na cidade de Jaboticabal;
  •          Durante as dinâmicas e entrevista mantenham a postura, sejam objetivos e claros em suas respostas e busquem mostrar suas competências individuais e em grupo, como iniciativa, determinação, criatividade, conhecimento, relacionamento interpessoal;
  •          Cheguem com um pouco de antecedência em todas as atividades;
  •          Durante a entrevista, olhe sempre para o entrevistador. Evite mascar chicletes e balas, não mude muitas vezes de posição na cadeira e não se esqueça de desligar o seu celular.

Serão avaliadas as competências individuais de cada um, ou seja, o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos. Esses três fatores são definidos da seguinte maneira:

Conhecimento – informação adquirida através de estudos ou pela experiência de uma pessoa. É o que chamamos de “saber”.

Habilidade – é a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto destas de acordo com os padrões exigidos pelo grupo. É o que chamamos de “saber fazer”.

Atitude – comportamento que envolve habilidade e traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação. É o que chamamos de “querer fazer”.

Para nós o ”querer fazer” é um dos principais atributos, pois o “saber fazer” pode ser adquirido nas atividades dentro do grupo. Então candidato, antes de qualquer coisa, deve querer estar conosco, querer aprender e se dedicar ao trabalho no PetVet..




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...