quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Aprendendo a cuidar da sela


   A limpeza de materiais de couro é muito importante, tanto para conservar sua beleza como para aumentar sua durabilidade. Os equipamentos e materiais necessários para a limpeza são água limpa, sabonete de glicerina, óleo, cera, uma escova macia e panos. A quantidade de óleo depende em qual parte vai ser passado, pois existem partes da sela que exigem um maior oleamento.

Passo-a-passo para a limpeza:
1) Desmontar a sela por partes: soltar a barrigueira e os estribos, retirando-os da sela.

2) Lavar: primeiro retirar toda a poeira com uma escova macia; após isso, passar sabonete com água em movimentos circulares, ainda com a escova.

3) Secagem: nessa etapa, retirar o excesso de água com um pano e deixar secar ao sol por algumas horas.

4) Olear: após a secagem, com uma espuma macia, passar o óleo, de preferência um óleo fino. Deve ser passado em movimentos circulares e de forma homogênea.

5) Hidratar: a sela deve voltar ao sol por 30 minutos. Fazer, então, a hidratação do couro, com uma cera de boa qualidade.

Após estes passos, passar um pano macio para lustrar.

   Diversos fatores afetam a durabilidade do arreamento, tais como: frequência e intensidade da atividade equestre, a própria qualidade do acabamento e do material, o ajuste correto, e a regularidade dos cuidados. Contudo, é importante lembrar que a qualidade não é proteção contra a negligência! Mesmo que o arreamento não esteja em uso, deve-se tratá-lo rotineiramente. A durabilidade da sela será proporcional ao trato que ela receber.

Luana Jacovacci (Pêga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...