quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ano novo, vida nova: O clichezão agora virou realidade

    Ah, passar no vestibular... Que sensação de conquista, de esforço recompensado, de dever cumprido, né? É lindo, a família vibra, mãe chora, você é pintado, vai para o semáforo, pede um trocado... Depois que a ficha vai caindo, bate o medo. Depois o desespero vem vindo, logo atrás. A insegurança. As batedeiras. Pera aí, EU VOU TER QUE SAIR DE CASA? Vai, a esmagadora maioria vai. Não vai mais ter mãe, pai, irmão pentelho todo dia. Cheirinho de casa de mãe, de família. Sim, quando eu saí de casa percebi que casa de mãe tem um cheiro diferente, um clima, um calorzinho. É meio bizarro, mas juro que tem. Não vai mais ter comidinha quentinha e gostosa quando chegar da aula. Roupa limpa que parece brotar sozinha no armário. E você vai sentir falta. Muita falta.

    Mas calma, você sobrevive, prometo! Aliás, você vai perceber que essa foi a melhor coisa que poderia ter te acontecido na vida! Você vai amadurecer em 1 ano, coisa que seus amigos que não saíram de casa vão demorar 5! Vai ter outra cabeça, vai fazer amigos, ter responsabilidades, não vai só aprender  uma profissão, vai aprender a VIVER!

    Claro que antes de você se dar conta disso, já vai ter pensado em desistir, voltar pra casa, pra mãe, muitas vezes. Isso é normal! Mas fica firme, meu bem. Firma, que vale a pena. As histórias que você vai ter pra contar depois serão incríveis! Eu estou no 4º ano agora e já aconteceu de tudo comigo, acredite. Já morei em República, tomei trote, fui processada por empregada, cheguei a dividir quarto com mais 4 pessoas, mudei para predinho, fui parar lá no Maranhão para representar nossa instituição e o PET... E isso é um pouco da minha história, cada um vai ter a sua, uma mais louca e bizarra que a outra. Fazer faculdade fora é tipo um intensivão de “Como Aprender a Lidar Com os Mais Variados Perrengues Que Podem Acontecer Com Uma Pessoa”. E você vai aprender sorrindo.

    O primeiro passo é escolher um lugar para morar e ele deve ir de acordo com o jeito de cada um. Se você gosta de ter seu espaço mais definido, se é mais quietinho e sossegado, talvez um apartamento seja a melhor opção. Tem quem prefira gente ao redor, almoçar em mesa grande e estar em uma casa mais movimentada, aí uma República seria perfeito! Tente abstrair essa história de trote, chegar com a cabeça mais aberta, vai ser divertido! E também não é porque você escolheu morar em predinho que tem que ficar de fora de tudo! Saia na rua, conheça as Repúblicas perto da sua casa, socialize-se, este é o lugar onde você passará os melhores anos da sua vida, e passar por tudo sozinho não deve ser nada legal.

    Claro que também tem gente que vai preferir morar sozinho(a). Falando por mim, acho que não conseguiria. E para vocês que estão chegando agora, não aconselharia. Tentem dividir com mais algum colega, mesmo que seja só por um tempo, até se adaptarem. Depois vá morar sozinho, se quiser, beleza! A solidão bate forte quando nos vemos num lugar completamente diferente da nossa casa, mesmo estando acompanhado de um colega em casa, imagine não tendo ninguém?! Bom, esta é minha opinião. Tem gente que sempre morou sozinho e está feliz da vida!

    Outra coisa legal é procurar conversar com algum veterano. Tem muita gente disposta a ajudar e com certeza você se sentirá muito mais seguro batendo um papo com alguém que já passou por tudo isso! Facebook está aí pra isso, minha gente!

    Agora é vida nova, lindezas. Vida de universitário, de futuro Médico Veterinário, Agrônomo, Zootecnista, Biólogo ou Administrador. Vida de gente grande, de sofredor. E, cá entre nós, o que mais poderíamos querer?


Seu novo quarto em Jabuka



Paola Buzollo (Jay-Jay)
4º ano da Medicina Veterinária - PETVet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...