terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Alimentação natural: opção saudável ou risco desnecessário?


   Atualmente, torna-se cada vez mais evidente a atenção de proprietários com a saúde e qualidade de vida de seus animais de estimação, fato facilmente comprovado pelo enorme crescimento apresentado pelo mercado pet nos últimos anos, gerando um movimento de milhões de dólares. Uma das maiores preocupações do proprietário moderno está em disponibilizar ao seu animal uma alimentação rica e balanceada, capaz de atender as necessidades nutricionais exigidas pela espécie. A isso se deve o aumento de opções de rações Premium e Super Premium no mercado, específicas para tamanhos, raça e até mesmo estado de saúde do animal.
   Porém, alguns desses proprietários buscam ainda mais, e encontram na Alimentação Natural uma alternativa saborosa e saudável para a dieta de seus bichinhos. A alimentação natural promete, a partir de alimentos facilmente encontrados em mercados, aproximar a dieta daquela que o animal está biologicamente “programado” para ingerir, após milhares de ano de evolução, além de livre de aditivos e conservantes. É composta principalmente de carne, grãos e legumes (cozidos ou não, dependendo da vertente adotada) além dos ditos “ossos carnudos”, aqueles com maior quantidade de tutano, todos devidamente balanceados de modo a atender saborosamente as exigências do animal.  Mas será que esta opção realmente é capaz de atender suas reais necessidades, podendo até mesmo superar o desempenho de rações?
   Segundo os adeptos da Alimentação Natural, após a adoção da dieta o cãozinho ou gato mostrou-se mais forte, ativo, pelos mais brilhantes, redução de uso de remédios, e diversos outros benefícios. Com alimentos mais gostosos, ricos e diversos, a alimentação deixa de se tornar um ritual, e passa a ser uma brincadeira para o animal. Entre as maiores dificuldades encontradas, ressaltam o enorme tempo e trabalho envolvido na procura e preparo desses alimentos, que não podem ser simplesmente os mesmos à mesa dos donos, ou seja, não podem ser temperados, cobertos com molhos, além de exigir uma variedade muito maior do que a que muitas vezes o proprietário se alimenta. É necessário muito mais disciplina do que simplesmente encher o pote de ração do animal. Quanto aos custos com a dieta, dizem ser equivalente ao que gastariam mensalmente com uma ração Premium ou Super Premium.
   Alguns profissionais argumentam, porém, que a Alimentação Natural não passa de mais uma forma de humanização dos animais. Para eles, as rações de elite são o resultado de anos de pesquisa, atendendo as mínimas necessidades do animal, até mesmo de palatabilidade e aceitabilidade; trocar as mesmas por uma dieta incerta, sujeita a erros, é um risco desnecessário corrido por aqueles que apoiam o chamado “Cão Verde”. O que não há dúvida, porém, é que os maiores riscos de se optar pela Alimentação Natural estão na própria dificuldade e dedicação necessárias para aplicar corretamente a dieta; não são raras as alimentações desfalcadas pela falta de certo alimento, ou por preguiça de prepará-lo, bem como o caso de donos que tentaram a Alimentação Natural e logo desistiram. Além disso, muitas vezes o proprietário decide por aplicar a dieta sem ajuda profissional, fazendo com que aquilo que acredita serem deliciosas receitas para seu animalzinho se transformem em amargas receitas para o fracasso.
   A Alimentação Natural é apenas uma recente forma de aumentar a qualidade de vida dos nossos animais de estimação, mas certamente ainda é preciso pesquisar muito para saber a real eficácia e eficiência dessa alimentação frente às diversas opções de ração no mercado. Além disso, deve-se ressaltar que, apesar de parecer simples e prática, não deve ser feita de modo amador: o proprietário que julgar melhor essa forma de alimentação deve procurar um médico veterinário capacitado em auxiliar no preparo da dieta adequada para o seu animal, balanceada conforme as necessidades particulares daquele indivíduo. Ainda há muito que se aprender sobre a Alimentação Natural, mas certamente a mesma se firmará cada vez mais como uma opção saborosa e saudável de se criar e mimar nossos tão amados animais de estimação. Para maiores informações sobre a Alimentação Natural, acesse www.cachorroverde.com.br.

Gabriel Cristofoletti (Mordelão)


  









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...