segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pimp My Carroça


    Desde 2007, o grafiteiro Mundano grafitou mais de 150 carroças por diversas cidades do Brasil e do mundo. O artista reconheceu nas carroças um meio diferenciado para obras de protesto, visando destacar diversas contradições sociais e despertando o papel individual das pessoas para a resolução de problemas coletivos, ou seja: cada um fazendo sua parte, o mundo fica coletivamente melhor.
    Um projeto maior, atendendo mais catadores, necessitava de uma verba mais elevada. Para isso, Mundano criou o projeto Pimp My Carroça no catarse.me, site no qual as pessoas podem auxiliar no financiamento de  projetos criativos, em troca de prêmios (adesivos, camisetas etc). A ideia surgiu com o intuito de modificar o descaso da sociedade em relação aos catadores, tirando-os da invisibilidade social através da arte, “tunando” suas carroças. Além disso, forneceria um dia de atividades médicas e recreativas, questionando o destino de toneladas de materiais recicláveis que são desperdiçados cotidianamente. Só na Cidade de São Paulo, são produzidas 17 mil toneladas de lixo diariamente, sendo apenas 1% disso reciclado. Os mais de 20 mil catadores da cidade são responsáveis pela coleta de 90% dos resíduos destinados à reciclagem e, mesmo assim, são marginalizados e discriminados pela sociedade.
    Inicialmente, o projeto necessitava de R$ 38.200, visando atender 50 catadores. Porém, ao final do prazo, arrecadou R$ 63.950, com o total de 792 apoiadores. A primeira edição do evento ocorreu em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, enquanto a segunda ocorreu no Rio do Janeiro, na Praça Tiradentes. E o Pimp My Carroça não pára por aí: Mundano pretende estender o projeto a diversas cidades do Brasil e do mundo.
   As carroças passaram por uma reforma estrutural, recebendo diversos itens de segurança, como retrovisores, faixas reflexivas, cordas e luvas, além de serem estilizadas por diversos grafiteiros famosos, com imagens e frases de efeito. Já o catador, também não fica para trás! Ganha a camiseta do Pimp My Carroça, recebe uma boa refeição, passa por um clínico geral, oftalmologista, conversa com um especialista em dependência química, e até mesmo seus animais recebem serviço Médico Veterinário. As pintursa de frases de efeito nas carroças aumentam a interação das pessoas com estes trabalhadores, reduzindo o preconceito, além de deixá-los mais felizes por terem seu meio de trabalho mais bonito.
     “A gente enxerga o lixo como um problema, se a gente enxergar como solução para problemas sociais e ambientais, como uma forma de gerar emprego e tirar pessoas da rua, toda a sociedade se beneficiará”, disse Mundano.

Renata Tolezano (Pigméia)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...