quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O leite que faz dormir


    A Nova Zelândia produz, atualmente, 18 bilhões de litros de leite por ano e exporta 95% desse total. Apesar de não ocupar posição entre os maiores produtores de leite do mundo, que são União Europeia (30%), EUA (20%), Índia (11%) e China, Rússia e Brasil (7%), a Nova Zelândia tem importância para o mercado internacional graças a qualidade do leite que produz.
   Os neozelandeses investem intensamente em pesquisas que visem tecnologias para a melhoria da qualidade de pastagens, o melhoramento genético dos animais e o aumento da quantidade de sólidos totais no leite. A média de sólidos totais no leite das vacas neozelandesas é de 80 a 100 quilos por tonelada de matéria seca. Por isso, o leite neozelandês é mais cremoso que o leite brasileiro.
   Dentro dessa perspectiva, estudos mostraram uma ótima alternativa para pessoas que sofrem de insônia: tratamento com leite. Parece milagre, um alimento tão comum no dia-a-dia das pessoas se tornar um remédio para o principal distúrbio do sono. Mas há todo um embasamento científico por trás do “Sleeping Milk”, que será lançado em breve no mercado.
  O milagre está baseado no hormônio melatonina. Esta substância é produzida pelo organismo dos seres humanos e tem como principal função a regulação do sono. Em ambientes escuros e calmos os níveis de melatonina aumentam, levando ao estado de sono. Indivíduos que sofrem de insônia apresentam dificuldade em iniciar ou manter esse estado.
    A pergunta é: o que o ”Sleeping Milk” tem de diferente dos demais leites? Ele é um leite rico em melatonina. Anos de pesquisas mostraram que as vacas produzem melatonina em maior quantidade durante o período da noite. Dessa forma, os produtores foram instruídos a realizar a primeira ordenha durante a noite, e separar este leite do que foi retirado nas demais ordenhas. Dessa forma, com os investimentos neozelandeses, foi possível criar um auxiliar do sono 100% natural.

Clarissa Helena Santana (Tocada)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...