sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Um gigante brasileiro


   O Brasil é considerado, por muitos, como o celeiro do planeta; e, se o país é o celeiro, com certeza o Estado de Mato Grosso é um dos principais responsáveis por manter esse celeiro sempre abastecido. Ocupando uma área total de 903.357 km² do território nacional, é três vezes maior que a Itália. Com uma geografia compreendendo 47% da área com vegetação amazônica, 39% cerrado e 14% de campos, que abriga desde o bioma amazônico passando pelo cerrado até o pantanal, com suas planícies alagadas, essa é uma terra onde, como diziam os antigos, “o que se planta colhe”. Um verdadeiro gigante cravado no centro-oeste do Brasil.
   Grande produtor de minérios desde os anos de 1720, ano em que aconteceu uma corrida pelo ouro descoberto nas margens do então conhecido rio Cuiabá, tem alto potencial na extração de minerais como calcário, chumbo, cobre, diamante, ferro, manganês, ouro, titânio, topázio, zinco, entre outros. Hoje se destaca pela produção agrícola, sendo o maior produtor de grãos do país com uma expectativa de colheita para a safra 2011/12 em torno de 36,5 milhões de toneladas, o que corresponde a 23% da produção nacional. Sem dúvida, a soja é a principal responsável por esses números, pois o estado é o maior produtor e exportador do grão no país, com 20 milhões de toneladas, seguido pelo milho, com 10 milhões de toneladas, e o algodão, com 870 mil toneladas. Outros dados que revelam a magnitude deste gigante brasileiro são os números da pecuária mato-grossense, com um rebanho total que conta com mais de 30 milhões de cabeças de gado, ocupa o 1º lugar no ranking nacional de maior rebanho, superando estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás; desta forma, também é o maior exportador de carne bovina nacional com o abate gerando em torno de 250 mil toneladas de carne in natura, produção recorde que é superada ano a ano pelo próprio estado.
   Esse é o Estado de Mato Grosso, um gigante que, além das inúmeras belezas naturais, tem um povo trabalhador e honesto, os quais fazem brotar da terra sonhos e esperança, movimentando a economia do país e ajudando-o a crescer e ter cada vez mais força no cenário comercial mundial. Terra de oportunidades, acolhe novas ideias e tem grande potencial para o crescimento industrial, por proporcionar condições de espaço e recursos naturais, além de uma hidrografia privilegiada a qual, se bem explorada, é uma via de escoamento de produção barata e rápida para os produtos.
É um estado de suma importância para a economia nacional e me atrevo a dizer que se Mato Grosso parar, o Brasil para junto.    

Alan J. Lucatto (Rabiola)


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...