sábado, 19 de janeiro de 2013

Conviver com cães pode evitar infecções em bebês


   Apesar de algumas mídias noticiarem que crianças que convivem com animais podem desenvolver doenças graves, um estudo feito na Finlândia, publicada recentemente na revista americana Pediatrics, demonstrou que crianças que convivem com cães no seu primeiro ano de vida têm menos chances de apresentar alguns tipos de infecções nos ouvidos e problemas respiratórios do que aquelas que não têm bichos de estimação.
O levantamento feito pela Universidade da Finlândia Oriental incluiu 397 crianças com idades entre nove e 52 semanas. Durante um ano, elas foram levadas pelos pais para análises de sua saúde.
   A conclusão dos médicos foi que os bebês que convivem com cães ou gatos têm 30% menos chances de apresentar sintomas de infecções respiratórias - que incluem tosse, rinite e febre, e quase metade, provavelmente, não sofrerá infecções de ouvido. Os melhores benefícios foram observados entre as crianças que convivem com um cachorro dentro de casa por seis horas ao dia, contra aquelas que não têm bichos de estimação ou os colocam para fora de casa.
   Para os pesquisadores, a convivência com cães e gatos interfere no amadurecimento do sistema imunológico na infância, levando a uma resposta imunológica mais tranquila e a uma breve duração das infecções. Isso acontece porque a exposição a germes na quantidade certa é algo benéfico para o desenvolvimento do sistema de defesa.
Além de ter menos infecções nos ouvidos e infecções respiratórias, os bebês que vivem com cães tendem a precisar de menos tratamentos com antibióticos, em comparação com aqueles que vivem em casas sem mascotes. Entretanto, os benefícios não se limitam apenas a bebês, estendendo-se também a adultos. Outra pesquisa feita pela Associação Psicológica dos Estados Unidos revelou provas consideráveis de que os animais de estimação beneficiam a vida de seus donos tanto no âmbito psicológico como no físico, já que representam uma importante fonte de apoio social e emocional.

Jamile Hachiya (Xaléca)



Rottweiler causando um ataque (de risos) em um bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...